Jalapão, TO

Parque estadual do Jalapão

Natureza em estado puro, é um convite ao turismo de aventura com estradas de terra e areia a partir de Ponte Alta do Tocantins, a  195Km de Palmas. São 34 mil km² de área de preservação ambiental (Áreas do Algarve, Baixo e Alto Alentejo juntas), com temperaturas médias de 30°C, e entrecortados por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, cachoeiras, e nascentes de água cristalina. Muitas dessas nascentes são chamadas de fervedouros, por causa do borbulhar constante que torna impossível o banhista afundar. O parque também é rico em dunas de areias alaranjadas, serras e chapadões de onde se pode avistar a paisagem com vegetação rasteira que mistura cerrado, campina e matas de galeria. É possível viajar durante dias pelo parque avistando somente animais típicos da região como lobos-guarás, emas, raposas, gambás, papagaios, araras muitos outros animais que compõem a fauna típica local. Pode-se praticar trilha, canoagem, mergulho e outros esportes radicais e os pontos de hospedagem mais próximos ficam em Mateiros e São Félix.

Fonte: https://turismo.to.gov.br

Os Fervedores consistem em poços verticais que trazem a água dos lençóis freáticos com tal pressão que ficamos a flutuar na água. Sendo terrenos arenosos, o poço exibe um falso fundo de areia que apenas consiste em areia muito fina em suspensão na água transmitindo essa ilusão. O Maior dos Fervedores , Fervedor Bela Vista, é um poço com 75 metros de fundo. As águas são mornas e cristalinas por força da filtragem causada pela areia. Todos os fervedores estão rodeados de bananeiras, cujas raízes mantêm a sustentabilidade da areia. 

O Brasil é o único lugar no mundo onde cresce o capim dourado (estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia), e a comunidade Quilombola Mumbuca foi a primeira a fazer artesanato com ele. 

Foi nesta comunidade Mumbuca que a Dª Miuda aprendeu com a mãe, primeira artesã, a trabalhar o capim dourado. Tinha 15 anos quando a mãe faleceu, e continuou com a arte, transmitindo os conhecimentos.

A comunidade teve origem em duas familias, e hoje há dezenas de artesãos na vila.

O capim dourado é colhido em Setembro e é trabalhado com fio de Buriti, o que o torna único no mundo.

Close Menu
×
×

Cart